19/03/2021

Cartas a Francisco Rodrigues Lobo | Professora Paula Ferreira (15)

 

 

 

Leiria, 4 de março de 2021



Olá meu caro amigo,

 

Eu sou a Victória, a tua amiga, lembras-te?

Como tens passado?

Bem… Eu escrevo-te esta carta, pois aqui em Leiria e no mundo inteiro, as coisas não têm andado muito bem. Tudo está tão diferente, desde que tu partiste.

Neste momento, temos vivido em crise, uns mais do que outros. Tudo começou quando em dezembro de dois mil e dezanove, um novo vírus surgiu na China. E não demorou muito para se alastrar pelo mundo inteiro.

O vírus chama-se Covid-19 ou coronavírus, é “super” contagioso e pode causar febre, tosse e dor de cabeça. Muita gente tem morrido da doença, mesmo depois de ter recuperado, pois a Covid-19 deixa vestígios que podem contribuir para o aparecimento de  outras doenças.

A vida não tem sido muito fácil. Há exatamente um ano, tudo, aqui, em Portugal fechou, devido ao vírus que acabava de chegar ao nosso país. Ainda, chegaram a abrir o comércio e as instituições públicas e privadas, mas rapidamente fecharam, porque a situação foi piorando. E agora estamos, em casa, outra vez!

Há pessoas a passarem fome, pois perderam o emprego; já não há mais camas disponíveis, nos hospitais, para receber os doentes; as crianças têm perdido tempo de ensino, pois as aulas online não são a mesma coisa…

Tu sabes que já inventaram uma vacina? Ah! Claro, não deves saber…

Aqui, já estão a vacinar as pessoas de risco, desde dezembro de dois mil e vinte, mas penso que vai ser muito difícil vacinar toda a população.

Ora, o mundo não tem falado de outra coisa, mas isto não foi a única coisa que mudou, em Leiria e no mundo!

Achas que as mulheres, ainda, andam com longos vestidos e sombrinhas nas mãos? Pois, digo-te uma coisa: agora, as mulheres também usam… calças! Pois é! Graças a uma senhora, que num belo dia decidiu que o sexo feminino também podia usar calças. Agora, é muito comum ver uma mulher utilizar essa peça de roupa. 

Outra novidade é a tecnologia que foi introduzida no nosso quotidiano e que tem evoluído bastante, nos últimos vinte anos. Agora, quase toda a gente tem telemóveis. São dispositivos móveis que servem para falar com as pessoas, mesmo que estas estejam do outro lado do mundo. Enfim, se quiseres que te explique melhor, envia-me uma carta a pedir tal.

Na gastronomia inventaram vários métodos de conservar a comida, durante um longo prazo. J

Já os nossos hábitos de higiene estão bem melhores! Agora a maioria das pessoas toma um banho por dia, enquanto na altura, só a realeza tinha o privilégio de tomar um banho, por semana e por vezes nem isso.

A arquitetura é bem diferente, as casas já não são as mesmas. São super modernas!

 Espero que te tenhas fascinado com todas estas atualizações e de onde vieram estas há muitas mais, mas agora não tenho tempo para te escrever. Tenho andado ocupada com trabalhos da escola, pois, neste momento estamos a ter aulas pela internet.

Tenho muitas saudades tuas!

 

Fica bem.

                                                                                                                                                                                                                                             .       Victória

                                                                                                     Nº23, 7ºE

 

PS: Queria te convidar a fazer um poema com todas estas coisas novas que te mostrei!


Sem comentários:

Enviar um comentário