Os Desafios do YouTube Para a Literacia - 3 de setembro (21:30-22:30, hora de Lisboa)
Nesta sessão, identificaremos os principais problemas para a utilização consciente do YouTube, e apresentaremos quatro objectivos fundamentais para estruturar uma formação crítica sobre esta popular plataforma.
Convidada:
Lidia Marôpo, Professora, Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)
Lidia Marôpo é professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova (2010). Lídia tem participado em redes internacionais de investigação e publicado extensamente sobre diferentes aspectos da relação entre crianças e media: a representação das crianças nas notícias, as crianças como público dos media e também como produtores de conteúdo digital, com especial enfoque nos direitos infantis e em estudos comparados entre Brasil e Portugal.
Lidia Marôpo, Professora, Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)
Lidia Marôpo é professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova (2010). Lídia tem participado em redes internacionais de investigação e publicado extensamente sobre diferentes aspectos da relação entre crianças e media: a representação das crianças nas notícias, as crianças como público dos media e também como produtores de conteúdo digital, com especial enfoque nos direitos infantis e em estudos comparados entre Brasil e Portugal.
Convidada:
Ana Jorge, Professora, Universidade Católica Portuguesa
Ana Jorge é professora assistente convidada na Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2012), com dissertação sobre o público jovem e a cultura das celebridades, tendo realizado investigação de pós-doutoramento sobre educação para os media (2013-15). Tem estudado diferentes aspectos da relação entre crianças, jovens e meios de comunicação. Participou em redes internacionais de investigação em estudos de audiência e literacia digital e em projectos internacionais e nacionais sobre a utilização e produção de meios digitais por crianças e jovens. Tem publicado extensamente em revistas académicas indexadas e em editoras académicas de prestígio.
Twitter: @anajorge_
Ana Jorge, Professora, Universidade Católica Portuguesa
Ana Jorge é professora assistente convidada na Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2012), com dissertação sobre o público jovem e a cultura das celebridades, tendo realizado investigação de pós-doutoramento sobre educação para os media (2013-15). Tem estudado diferentes aspectos da relação entre crianças, jovens e meios de comunicação. Participou em redes internacionais de investigação em estudos de audiência e literacia digital e em projectos internacionais e nacionais sobre a utilização e produção de meios digitais por crianças e jovens. Tem publicado extensamente em revistas académicas indexadas e em editoras académicas de prestígio.
Twitter: @anajorge_
Anfitrião:
Tito de Morais, Fundador, Projecto MiudosSegurosNa.Net
Membro do Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura, do Board of International Advisors da Cybersafety India, do Conselho Consultivo da equipa Portuguesa do EU Kids Online, representa o Projeto MiudosSegurosNa.Net no Centro de Segurança Familiar da Google e no Centro de Segurança do Facebook. Representa o projeto StopCyberbullying em Portugal e foi avaliador externo do projeto “Cyber Training – Taking Action Against Cyberbullying”, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia que produziu um manual de formação para formadores no domínio do cyberbullying. É membro da International Bullying Prevention Association e integra a Cybersafety Standards Task Force.
Tito de Morais, Fundador, Projecto MiudosSegurosNa.Net
Membro do Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura, do Board of International Advisors da Cybersafety India, do Conselho Consultivo da equipa Portuguesa do EU Kids Online, representa o Projeto MiudosSegurosNa.Net no Centro de Segurança Familiar da Google e no Centro de Segurança do Facebook. Representa o projeto StopCyberbullying em Portugal e foi avaliador externo do projeto “Cyber Training – Taking Action Against Cyberbullying”, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia que produziu um manual de formação para formadores no domínio do cyberbullying. É membro da International Bullying Prevention Association e integra a Cybersafety Standards Task Force.
A participação é gratuita.
Sem comentários:
Enviar um comentário