27/01/2020

Coro de Leitura




"O Coro de Leitura juntou-se à celebração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, promovida pelo PNL2027, na semana de 27 de janeiro a 1 de fevereiro. Fez a sua estreia durante a visita da Escritora Manuela de Castro inserida na atividade “Roteiro com um Escritor”, iniciativa enquadrada nas ações do Programa de Educação para a Leitura “Vamos ler +”, da Biblioteca Municipal de Leiria.

Os alunos de Educação Musical (5º E), Oficina Criativa (5º E), Clube de música D. Dinis, Língua Gestual Portuguesa (1º, 2º e 3º ciclos) interpretaram "Trem de ferro" - Manuel Bandeira | "Casamento da franga" Jaime Cortesão, sob a direção artística do Professor Rui Carreira.

 O Coro de Leitura é uma iniciativa de incentivo à leitura da Biblioteca D. Dinis."


TREM DE FERRO

Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria o que foi isto maquinista?

Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa fumaça
corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo na fornalha
que preciso
Muito força
Muita força
Muita força

Aô ...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De inagaseira
Debruçada
No riacho
Que vontade de cantar

Aô ...
Quando me prendera
No canaviá
Cada pé de cana
Era um ofício
Aô ...
Menina bonita
Do vestido verde
Me da sua boca
Pra mata minha sede
Aô ...
Vou mimbara vou mimbara
Não gosto daqui
Nasci no Sertão
Sou de Ouricirri

Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente.

Manuel Bandeira


O CASAMENTO DA FRANGA

Diz o Galo
Para a Galinha:
- Quando casaremos
A nossa filhinha?
Casaremos
Ou não casaremos:
Agora o noivo
D´onde o arranjaremos?

Salta o Gato
Do seu modo mural:
«Eu estou pronto
Para me ir casar.»
- Agora o noivo
Já nós cá temos;
Agora a madrinha
D´onde a arranjaremos?

Salta a Cabra
Da sua casinha:
«Eu estou pronta
P´ra ser madrinha.»
- Agora a madrinha
Já nós cá temos;
Agora o padrinho
D´onde o arranjaremos?

Salta o Rato
Do seu buraquinho:
«Eu estou pronto
P´ra ser padrinho.»
- Agora padrinho
Já nós cá temos;
Agora o padre
D´onde o arranjaremos?

Salta o Escaravelho
Do seu escaravelhar:
«Eu estou pronto
Para os ir casar.»
- Agora o padre
Já nós cá temos:
Agora o chibo
D´onde o arranjaremos?

Salta o Lobo
Do seu lobal:
«Eu estou pronto
P´rò chibo dar.»
Chibo já nós cá temos;
Agora o vinho
D´onde o arranjaremos?

Salta o Mosquito
Do seu mosquital:
«Eu estou pronto
P´rò vinho dar.»
- Agora o vinho
Já nós cá temos;
Agora o trigo
D´onde o arranjaremos?

Salta o Pardal,
Do seu ninho estar:
«Eu estou pronto
P´ra o trigo dar.»

Acabou-se a boda
Com tal desatino;
Veio o noivo
Engoliu o padrinho.


Jaime Cortesão


Sem comentários:

Enviar um comentário