8ºA - Quais os problemas que consegue detetar nesta escola?
Dr. Helder Ribeiro (HR) - Os problemas são:
- Os
alunos não estão motivados para separar o lixo;
- O
pessoal não docente e alguns profs tão pouco participam na educação
ambiental dos alunos ;
- Os compostores estão simplesmente abandonados e despromovidos;
- Recorrentemente
as casas de banho ficam com as luzes acesas e os autoclismos ficam deixados a correr a água sem nunca
encher o tanque;
- Faz
falta um parqueamento coberto /alpendre (como na ES Rodrigues Lobo) para
estacionar as bicicletas e trotinetes;
- Os
carros dentro da escola apoderam-se do espaço das crianças.
- A cantina não propõe uma opção macrobiótica / ou mais comida
vegetariana, como hambúrgueres de legumes e especiarias, i.e.
- Não há uma ciclovia que venha do centro/ principais eixos da cidade
até às Escola D. Dinis.
Por
exemplo, além de aberrações como ver dentro dos contentores de separação bocados
de sandes e caroços de frutas, se observarmos as baldes do lixo, estão cheios
de embalagens (plásticas, Tetra-Paks de sumos e de leite,… , papel,...)
Os alunos acreditam que outros reciclam por eles, e que as
embalagens serão separadas antes de ir para o buraco do aterro sanitário
municipal.
Igual se passa com os adultos.
8ºA - Qual a sua
opinião sobre a posição dos adolescentes na sustentabilidade ambiental?
HR - Estão motivados e favoráveis à defesa da natureza e do meio ambiente,
mas nta-se um desânimo perante o projeto...
8ºA - Acha que os
pais ajudam na melhoria dos conhecimentos dos filhos a nível da
sustentabilidade ambiental?
HR - Sim, é essencial que o façam, e muitos estão implicados nesta nobre
tarefa; mas ao contrário outros por falta de autodisciplina e civismo
desmotivam os seus filhos na separação do lixo e na valorização da natureza,
levam os seus filhos de carro em vez de andarem a pé ou de bicicleta...
8ºA - Que medidas
acha que podemos tomar para “melhorar” a mentalidade das pessoas?
HR – Por exemplo:
·
Fazer
campanhas de separação do lixo e de plogging (do verbo sueco plöcka -
apanhar) no recinto da escola;
- Levar os alunos p/parte dos professores ao terreno - ex: separar o
lixo) para aprender fazendo...
- Fazer comissões de alunos cada uma com um só projeto/objetivo..,;
- Fazer pedidos à Câmara Municipal (ciclovias);
8ºA - Acha que já se sentem alterações climáticas em Portugal? E em Leiria? Se sim, em que situações?
HR - Sim, nota-se com nitidez:
Em Portugal:
- O
tempo de Primavera e de Outono praticamente duram 2 a 4 semanas - Chamo o
Princípio do Esquentador: Botão azul para o tempo de inverno e o Botão
vermelho para o tempo do verão;
- Maior
radiação solar e intensidade térmica que se sente na agricultura (culturas
queimam - pele das frutas e dos legumes), no corpo humano;
- Valor das temperaturas a subir
Em
LEIRIA:
- Subida das águas do Mar (ex. gritante: Praia da Pedra do Ouro, litoral da praia a diminuir de ano para ano (de 30 m passou a metade - em 10 anos), Praia de São Pedro de Moel, ondas cada vez maiores no molhe da Nazaré;
- Enorme
poluição de plásticos na Praia de São Martinho do Porto;
- Por falta do Pinhal de Leiria - ardido em 2017 - nota-se muito mais nevoeiro noturno e matinal em Leiria.
8ºA - O que é um
"consertador da Terra"?
HR - Um Consertador da Terra -
inventei este conceito de Homo sapiens sapiens - é uma pessoa
(um "cidadão pós-moderno") que primeiro está sempre alerta, observa e
faz avaliações das agressões feitas à Mãe-natureza.
Depois,
simplesmente e espontaneamente não resiste em tomar ações e investe-se
completamente na defesa do ambiente e da Terra porque percebeu que não há outro
planeta onde se possa respirar que este Planeta A, único.
Tudo o que
ele faz na rua e no espaço público é a pensar no bem-estar do Homem e da
Natureza, das crianças e gerações futuras, limpando cada vez mais este planeta
e ensinando a fazê-lo, com o objetivo de reequilibrar o mais depressa possível
a Balança da Natureza.
Como ela está
desequilibrada, sobretudo, não há tempo a perder, porque o planeta está a gritar há muito!
Sem comentários:
Enviar um comentário