13/03/2021

Cartas a Francisco Rodrigues Lobo | Professora Paula Ferreira (2)

 

 

 Leiria,26 de fevereiro de 2021

 

Meu querido amigo, Francisco Rodrigues Lobo,

 

Como tens passado?

               Eu estou bem e continuo a viver na cidade, onde nasceste. Escrevo-te esta carta para te contar como está atualmente Leiria, pois sofreu bastantes alterações.

               O castelo ainda existe, mas já não serve como habitação para reis e rainhas, é apenas um monumento de visita cultural. Outros monumentos enriqueceram a cidade, como igrejas e estátuas. Em tua homenagem foi colocada uma estátua, numa praça com o teu nome: a Praça Rodrigues Lobo. Também, num jardim da cidade foi erguida a estátua: “O pastor peregrino”, o nome de uma obra tua e os teus poemas podem ser consultados e lidos, na biblioteca da cidade.

               Leiria cresceu muito!  A paisagem está humanizada:  houve construção de edifícios para habitação e comércio.

Os transportes estão muito desenvolvidos, já existem carros; autocarros; táxis; mota; bicicletas e até aviões que nos deslocam de um lugar para outro.

A tecnologia está muito avançada, inventaram os telemóveis e o correio eletrónico. Passo a explicar-te o que isto é: o telemóvel é um pequeno objeto que cabe num bolso e que serve para as pessoas comunicarem, mesmo estando a quilómetros de distância; já o correio eletrónico substituiu o envio de cartas por ser mais rápido e económico a chegar ao destinatário. 

A gastronomia está mais diversificada sendo característico da região o leitão; a morcela de arroz; as migas; as brisas do Lis; o arroz doce e o caldo verde. Há muitos restaurantes, onde podemos provar estes pratos.

               Os leirienses usam roupas de acordo com o seu estilo e maneira de ser, não havendo as restrições de antigamente.

 Os católicos vão à missa ao domingo e participam nas procissões.

Os ranchos folclóricos desta região mostram a tradição, através da música e do canto. Existem várias feiras e festivais característicos desta cidade como a feira de maio; a feira medieval; a feira das velharias; o mercado do Levante; o festival gastronómico; o festival Entremuralhas...

               Como podes ver, já não conheces Leiria!

 Tenho muitas saudades tuas e por isso convido-te para um lanche na Praça Rodrigues Lobo. Aguardo a tua resposta, brevemente.

               Beijinhos da tua amiga,

                                                                                                                                                  Bruna

Nº5, 7ºE             

 

Sem comentários:

Enviar um comentário