17/03/2021

Cartas a Francisco Rodrigues Lobo | Professora Inês Pais 11

                    Leiria, 2 de março de 2021



   Querido Francisco Rodrigues Lobo,


   Escrevo esta carta para lhe explicar como são os dias de hoje na sua e minha terra natal.  

   Leiria continua a ser uma cidade pequena, mas com muitas indústrias e muitas fábricas a funcionar. Já passaram muitos anos e muitas guerras desde que “deixou” Leiria. Não iria reconhecer como foi reconstruído o castelo de Leiria, após as tropas francesas o terem destruído. Para mim, é um dos castelos mais bonitos que existe. Neste momento, já não existem em Portugal reis nem rainhas. Vivemos aquilo que se chama uma democracia e somos governados por ministros. 

   Leiria está cheia de casas muito altas, estradas muito grandes e veículos muito rápidos movidos a gasolina, a gasóleo e alguns elétricos. O ambiente é neste momento uma das principais preocupações do mundo atual.

   Também estamos a viver uma situação muito peculiar, estamos em confinamento devido a um vírus que se chama covid-19. Por causa dele, tenho aulas à distância, não estou com os meus amigos e passo muito tempo em casa, sem ir à rua. Tenho saudades de ir à praça Rodrigues Lobo, ver as lojas, ir ao café comer um gelado no verão ou sentar-me junto à sua estátua.

   Havia ainda tanto para contar….

   Um abraço,

                                    Nuno Dias


Nº18  7ºF


Sem comentários:

Enviar um comentário